1:45 | 29/07/2017
Publicado por: Partiu Conquista

Não. Não estamos falando de alguém que nasceu em Minas e veio ainda bebê morar em Vitória da Conquista, mas sim de uma pequena cidade situada no Triângulo Mineiro, com apenas 6.895 habitantes e que se chama… Conquista.

É isso mesmo. A cidade mineira de Conquista está localizada a 486 km de Belo Horizonte e a 1.151 km de Vitória da Conquista.

Logicamente, quem nasce em Conquista-MG também terá o mesmo gentílico de quem nasce em Vitória da Conquista-BA: conquistense, partindo do princípio de que o sufixo -ense significa “natural” (logo, natural de Conquista) e que ‘vitoriense’ seria muito estranho pra quem nasce na Conquista baiana (ou você acha que seria melhor?).

Como se não bastasse o nome da cidade mineira ser o mesmo do apelido carinhoso da cidade baiana, ambos também tem uma ligação bem próxima com Ilhéus.

Enquanto na Conquista baiana, ocorre o fenômeno da migração da população pra Ilhéus, na Conquista mineira, a ligação é mais relacionada com a sua fundação. Em 1894, Crispiniano Tavares, um baiano de Ilhéus, foi o responsável por elaborar a planta do povoado mineiro, traçando e demarcando as ruas da futura cidade, que se tornou distrito de Sacramento-MG em 1892 e emancipando-se em 1911.

Continua após a publicidade



Acima você pode ver um mapa de Conquista-MG, onde é possível constatar os principais points da cidade, de acordo com o Google Maps:

– Leandro Pizzaria e Lanchonete
– Câmara Municipal de Conquista
– Supermercado do Povo
– Correios
– Companhia de Saneamento de Minas

Uma conquistense notável da Conquista mineira é a escritora Janete Clair, responsável por novelas como Irmãos Coragem (197), Selva de Pedra (1972), Pecado Capital (1975) e a versão original de O Astro (1978).


 

Gostou? Então mande esse post para seus amigos!

Ou então marque-os nos comentários aí embaixo. 😀

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Gostou desse post?
Participe você também!
Envie sua sugestão pelo WhatsApp 77 9 8852-7419.
Fique atualizado!
Siga o Partiu Conquista nas redes sociais:
Compartilhe essa matéria
Siga o Partiu Conquista
publicidade